quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Núm. 33 V1.2


Número 33




Baseado em fatos reais










Um roteiro de
OTAVIO MOTTER,
BEATRIZ GASPAROTTO,
NAARA MELLO
&
VIVIAN SILVA


2018
PERSONAGENS
- BELTRANA, 16 anos
- RAÍ, 22 anos
- LUCAS, 20 anos
- CICLANA, 17 anos
- CANÁRIO, 28 anos
- RAPHAEL, 41 anos
- JEFINHO, 19 anos
- ALESSANDRO, 37 anos
- SOPHIA, 29 anos
- MÃE, 33 anos
- PAI, 35 anos

















CENA 1–FACULDADE,2018–EXTERNO/NOITE
[Trilha sonora: Baile de Favela (acústico) - Mariana Nolasco]
BELTRANA, acompanhada de RAÍ, caminha por uma calçada na mesma direção que vários outros jovens.
BELTRANA está sutilmente maquiada e vestindo um top de renda preto decotado com um shortinho, e RAÍ uma camisa polo verde e tênis de grife com uma calça jeans.
CORTA PARA:
CENA 2-SUBSOLO/BAILE FUNK, 2018-INTERNO/NOITE
[Trilha sonora: Baile de Favela (acústico) - Mariana Nolasco]
Festa subterrânea com várias pessoas usando álcool e drogas a vontade.
BELTRANA e RAÍ se encontram com alguns amigos e conhecidos, entre eles LUCAS e CICLANA, ambos trajando roupas semelhantes às de BELTRANA e RAÍ.
LUCAS oferece uma garrafinha de cachaça à BELTRANA, dando-a para beber na boca, e um baseado, também o colocando direto na boca dela.
Ao longo da festa BELTRANA dança, beija e continua fumando e bebendo o que lhe é oferecido.
CORTA PARA:
CENA 3-BAILE FUNK, 2018-EXTERNO/NOITE
[Trilha sonora: Baile de Favela (acústico) - Mariana Nolasco]
Festa externa, ainda mais cheia que a anterior.
BELTRANA e companhia continuam bebendo e fumando. LUCAS oferece loló de uma garrafa de cerveja, e BELTRANA mais uma vez aceita.
RAÌ leva BELTRANA e CICLANA para fumarem em um local menos movimentado, onde o grupo se senta no chão e fumam enquanto esperam LUCAS.
Atrás deles ainda é possível ver a multidão enquanto CICLANA mexe no smartphone dela, seu rosto sendo iluminado pelo pequeno monitor.
CORTA PARA:
CENA 4-CASA ABANDONADA, 1998-INTERNO/MANHA
[Trilha sonora: Baile de Favela (acústico) - Mariana Nolasco]
Casa abandonada e suja. Um pouco da luz matinal penetra pelas janelas e rachaduras da estrutura.
BELTRANA, RAÌ, CICLANA e LUCAS estão sentados em um papelão velho no canto de uma sala.
BELTRANA agora está vestida com uma blusinha rosa clara por baixo de um macacão curto e sua maquiagem colorida está mais extravagante; RAÍ está de calça-bermuda com estampa de camuflagem e uma regata colorida; LUCAS com uma bermuda jeans e uma camiseta dos Mamonas Assassinas; CICLANA com um shortinho vermelho que cobre até a altura do seu umbigo, uma camiseta estampada amarrada logo abaixo dos seios, e uma boina brilhosa na cabeça, e sua maquiagem tão colorida quanto a de BELTRANA.
Eles continuam fumando, bebendo e cheirando enquanto riem e se pegam.
BELTRANA fica tonta e desmaia e por um tempo CICLANA fica ao lado dela, mexendo em um celular grosseiro da Nokia enquanto RAÍ e LUCAS papeiam.
RAÌ, LUCAS e CICLANA abandoam BELTRANA desmaiada.
CENA 5-BARRACO ABANDONADO/MATO, 1808-INTERNO/DIA
[Trilha sonora: P.U.T.A. (acústico) – Mulamba]
Barraco de madeira e barro abandonado.
BELTRANA está largada inconsciente em cima de um monte de capim seco, apenas um pequeno telhado de madeira protege seu corpo do sol. Seu vestido de algodão está sujo bem como seu rosto.
Entra CANÁRIO, um homem que carrega consigo uma escopeta, e se aproxima dela. A roupa dele é um conjunto: blazer, colete, camisa, calça e sapato; todos em algum tom de marrom. Ele olha para BELTRANA e se abaixa para coloca-la sob os ombros e carrega-la embora.
CORTA PARA:
CENA 6-CASA/BOCA, 2018-EXTERNO/DIA
[Trilha sonora: P.U.T.A. (acústico) – Mulamba]
Uma casa simples.
Carregando BELTRANA nos ombros, CANÁRIO, agora só de bermuda e chinelo carregando correntes de ouro e um fuzil, abre a porta da casa e entra, fechando a porta logo atrás dele.
A cortina da frente é fechada.
CORTA PARA:
CENA 7-CASA/BOCA, 2018-EXTERNO/DIA
[Trilha sonora: P.U.T.A. (acústico) – Mulamba]
Chega RAÍ acompanhado de mais dois homens, um de sua idade, RAPHAEL, e outro mais velho, JEFINHO. RAÍ bate na porta e os três esperam CANÁRIO abri-la para então cumprimentá-lo animados e serelepes, para então entrar na casa.
TRANSIÇÃO PARA:
CENA 8-CASA/BOCA, 2018-EXTERNO/NOITE
[Trilha sonora: P.U.T.A. (acústico) – Mulamba]
Vários outros homens continuam a chegar para então serem recebidos aos sorrisos e gargalhadas.
Alguns homens estão bebendo e fumando na entrada, e outros na janela.
Ao todo quase 30 homens aparecem para a “festa”
CORTA PARA:
CENA 9-SALA DA CASA/BOCA, 1928-INTERNO/TARDE
[Trilha sonora: Triste, Louca ou Má (acústico)- Francisco]
A sala da casa está bagunçada e suja. Há garrafas e restos de comida espalhados pelos moveis e chão, e em uma mesa há drogas e armas.  
BELTRANA está quase inconsciente, jogada num sofá, com seu vestidinho branco de bolinhas vermelhas rasgado e sua maquiagem espalhada pelo rosto.
RAPHAEL entra na sala correndo e ofegante com um papel em mãos. Ele traja um conjunto de terno preto com uma boina cinza na cabeça. RAPHAEL chacoalha BELTRANA violentamente, dá uns leves tapas no rosto dela, apenas o suficiente para despertá-la e então desesperadamente balançar o papel na frente do rosto dela enquanto a pergunta algo.
No papel, em cima de uma foto de uma jovem garota, está escrito: DESAPARECIDA.
Em baixo da foto, antes de um pequeno texto explicativo, temos: BELTRANA, 16 ANOS.
CORTA PARA:
CENA 10-FUSCA, 1978-INTERNO/NOITE
[Trilha sonora: Triste, Louca ou Má (acústico)- Francisco]
RAPHAEL dirige veloz, visivelmente preocupado, com BELTRANA no banco de trás. Ele está com uma blusa branca lisa e calça jeans, e ela uma calça legging rosa choque com uma regata amarela.
Chegando em frente de outra casa, RAPHAEL para o carro bruscamente e, apressado, sai do carro, pega BELTRANA do banco de trás, e carrega seu corpo mole até a porta da casa.
Pela janela do carro é possível assistir RAPHAEL, que bate, e quando uma senhora abre a porta, ele a entrega BELTRANA. A MÃE abraça a filha sem saber se chora ou se ri.
RAPHAEL parece estar se explicando enquanto anda de costas em direção ao fusca e, quando o PAI aparece ao lado da mãe, RAPHAEL corre para o carro e vai embora.

CORTA PARA:
CENA 11-DELEGACIA, 2018-INTERNO/MANHA
[Trilha sonora: Triste, Louca ou Má (acústico)- Francisco]
Uma delegacia branca, limpa e organizada.
Em uma sala de paredes de vidro, BELTRANA está sentada de frente para um delegado, ALESSANDRO. Ela está triste e com olhar direcionado para o chão, como se com vergonha.
Do outro lado da mesa, ALESSANDRO, de terno cinza e com relógio da Rolex no pulso, parece estar bem confortável e descontraído. Atrás dele, de pé, e fazendo carinho no coro cabeludo do ALESSANDRO, está sua esposa, SOPHIA, uma mulher de roupas e joias elegantes com um sorriso estampado na cara.
Atrás de BELTRANA, assistindo o depoimento sem empecilhos pelo outro lado da parede transparente, estão RAÌ, LUCAS e RAPHAEL, todos algemados.
FIM.
[Não é culpa da roupa ou dos tempos, é culpa do estuprador e de quem o criou.]



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Autoavaliação - Alzira Bosaipo

AUTOAVALIAÇÃO Nome: Alzira Bosaipo Matrícula: 180047558 1- Discorra sobre o que você aprendeu neste semestre. Tivemos uma meto...