Dandara Vive
Autores
Alana
Beltrão
Felipe Lucena
Kathleen Lorrane Sirqueira
Karine Araújo
PERSONAGENS:
Homem A (aparência de 18 anos)
Homem B (aparência de 16 anos)
Homem C (aparência de 18 anos)
Homem D (aparência de 21 anos)
Homem E (aparência de 30 anos)
CENA
1
Carrinho de mão no meio do palco,
luz em foco nele, resto do palco permanece escuro. Em volta do carrinho de mão
se encontram objetos que representam as agressões sofridas por Dandara (perna
de manequim, tora de madeira e arma). Os cinco homens entram em cena ao mesmo
tempo.
Os
homens A, B, C e D entram caracterizados com blusa da seleção brasileira e
mascaras no formato de redes sociais (facebook, twitter, instagram e youtube). Caminham
vindos de direções diferentes, na mesma passada. Vão em direção ao carrinho de
mão. Comentários do vídeo de Dandara
sendo morta no youtube são projetados na parede do fundo. Portam em mãos
objetos “femininos” (calcinha, vestido, sutiã e bolsa). Andam até se
posicionarem juntos, cada qual em uma lateral do carrinho de mão. Homem D que
se posiciona a frente do carrinho de mão se agacha. Homem
E caminha na parte escura do palco de forma que ninguém o note. Posiciona-se na
ponta esquerda do palco e permanece estático na posição de estar filmando o
acontecimento da cena.
A projeção é apagada.
CENA
2
Carrinho de mão no meio do palco,
luz em foco nele, resto do palco permanece escuro. Em volta do carrinho de mão
se encontram objetos que representam as agressões sofridas por Dandara (perna
de manequim, tora de madeira e arma) e os homens A, B, C e D. O homem E
permanece estático.
O
homem B que está posicionado atrás do carrinho de mão olha fixamente a calcinha
que está em sua mão. Os homens A, B, C e D jogam com brutalidade os objetos
portados em mãos (vestido, sutiã e bolsa) no carrinho de mão.
Homem
B: Raiva debochada - AINDA ESTÁ
USANDO CALCINHA E SUTIÃ!
Rasga
a calcinha e a joga no carrinho de mão.
CENA
3
Carrinho de mão no meio do palco,
luz em foco nele com maior abertura, resto do palco permanece escuro. Em volta
do carrinho de mão se encontram objetos que representam as agressões sofridas
por Dandara (perna de manequim, tora de madeira e arma) e os homens A, B, C e D.
Homem E permanece estático.
O
homem D que está agachado passa os objetos presentes no chão para os homens A,
B e C. Logo em seguida posiciona o seu punho no ombro como um fuzil. Levanta-se
e começa a marchar na vertical, olhando fixamente para o público. Passa a sensação de estar celebrando alguma
conquista. Os homens A, B e C caminham em direção ao homem D. Posicionam-se
ao seu lado com os objetos recebidos em mãos, os colocam ao mesmo tempo no ombro.
Acompanham o homem D na sua marcha. Tempo
indeterminado. Depositam os objetos no chão próximo ao carrinho de mão.
Os
homens A, B, C e D juntos iniciam uma dança coreográfica. Baseada nas manifestações de direita, no estado de Recife do ano de
2018. Ao som de Hino da Waffen SS.
Finalizam com muita raiva.
Hino da Waffen SS
Coreografia
CENA
4
Carrinho de mão no meio do palco,
luz em foco nele com maior abertura, resto do palco permanece escuro. No chão
próximo ao carrinho de mão se encontram objetos que representam as agressões
sofridas por Dandara (perna de manequim, tora de madeira e arma). Os homens A,
B, C e D estão na posição de final da coreografia. Homem E permanece estático.
Os
homens A, B e C correm em direção ao carrinho e o espancam. Homens A e B com os
objetos presentes no chão (perna de manequim e tora de madeira) e o homem C com
o próprio punho. Homem D gesticula raivosamente
xingamentos que não são pronunciados em direção ao carrinho de mão.
Flashes de luz e música bem alta de
toque de tambor, durante 2 minutos tomam a cena, que caminha para uma pausa
drástica.
CENA
5
Carrinho de mão no meio do palco e
arma no chão. Homens A, B, C e D estão estáticos na ação da cena 4 iluminados
por uma luz baixa avermelhada. Homem E é iluminado por um foco de luz.
Homem
E continua com o celular projetado em direção à cena estática. Dando a entender que está gravando.
Homem
E: Looping da fala - A gente já fez o
nosso papel, estávamos gravando e chamamos a polícia.
CENA
6
Carrinho de mão no meio do palco e
arma no chão. Luz baixa avermelhada ilumina todo o palco. Homens A, B, C e D
voltam ao foco. Homem E está perceptível visualmente ao público, volta ao
estado estático.
Os
homens A e B jogam os objetos (perna de manequim e tora de madeira) no carrinho
de mão. Homem C ofegante pega o
carrinho. Homem D pega a arma que está no chão. O Homem C saí correndo em
disparada pelo palco levando o carrinho de mão. Som de chamadas para a central de polícia que “caem”. Homens A, B e
D acompanham o percurso do homem C.
Blackout.
CENA
7
Durante o blackout, ao som de
súplicas, são adicionados ao centro do palco materiais de construção. Luz volta
com foco no centro. Homens A, B, C e D estão em volta desses materiais. Homem E
está apagado de cena pela falta de iluminação.
O
homem C despeja os objetos (perna de manequim, tora de madeira, calcinha,
bolsa, vestido e sutiã) presentes no carrinho nesse aglomerado de materiais de construção.
Homens A e B observam satisfeitos. Homem D mira a arma para os objetos.
Ao som de um único tiro as luzes
apagam.
CENA
8
Foco de luz ilumina o homem E, o
resto do palco está escuro.
Homem
E rapidamente vira o rosto contrário
à direção da cena anterior.
Homem
E: Olhando para o público e com as mãos
tapando a direção da cena anterior - Isso a gente já não viu.
Luzes se apagam, homem E saí de
cena.
CENA
9
Foco de luz ilumina os homens A, B,
C e D que estão em volta dos materiais de construção e dos objetos (perna de
manequim, tora de madeira, calcinha, bolsa, vestido e sutiã) em posição de
saudação nazista.
Homens
A, B, C e D: Looping que vai diminuindo a
potência da voz junto com a iluminação - Mito.
FIM
Nenhum comentário:
Postar um comentário