domingo, 18 de novembro de 2018

Dandara Vive (roteiro final)


Dandara Vive
Autores

Alana Beltrão
Felipe Lucena
Kathleen Lorrane Sirqueira
Karine Araújo
PERSONAGENS:
Homem A (aparência de 18 anos)
Homem B (aparência de 16 anos)
Homem C (aparência de 18 anos)
Homem D (aparência de 21 anos)
Homem E (aparência de 30 anos)

CENA 1

Carrinho de mão no meio do palco, luz em foco nele, resto do palco permanece escuro. Em volta do carrinho de mão se encontram objetos que representam as agressões sofridas por Dandara (perna de manequim, tora de madeira e arma). Os cinco homens entram em cena ao mesmo tempo.


Os homens A, B, C e D entram caracterizados com blusa da seleção brasileira e mascaras no formato de redes sociais (facebook, twitter, instagram e youtube). Caminham vindos de direções diferentes, na mesma passada. Vão em direção ao carrinho de mão. Comentários do vídeo de Dandara sendo morta no youtube são projetados na parede do fundo. Portam em mãos objetos “femininos” (calcinha, vestido, sutiã e bolsa). Andam até se posicionarem juntos, cada qual em uma lateral do carrinho de mão. Homem D que se posiciona a frente do carrinho de mão se agacha. Homem E caminha na parte escura do palco de forma que ninguém o note. Posiciona-se na ponta esquerda do palco e permanece estático na posição de estar filmando o acontecimento da cena.

A projeção é apagada. 

CENA 2

Carrinho de mão no meio do palco, luz em foco nele, resto do palco permanece escuro. Em volta do carrinho de mão se encontram objetos que representam as agressões sofridas por Dandara (perna de manequim, tora de madeira e arma) e os homens A, B, C e D. O homem E permanece estático.

O homem B que está posicionado atrás do carrinho de mão olha fixamente a calcinha que está em sua mão. Os homens A, B, C e D jogam com brutalidade os objetos portados em mãos (vestido, sutiã e bolsa) no carrinho de mão.
Homem B: Raiva debochada - AINDA ESTÁ USANDO CALCINHA E SUTIÃ!
Rasga a calcinha e a joga no carrinho de mão.

CENA 3

Carrinho de mão no meio do palco, luz em foco nele com maior abertura, resto do palco permanece escuro. Em volta do carrinho de mão se encontram objetos que representam as agressões sofridas por Dandara (perna de manequim, tora de madeira e arma) e os homens A, B, C e D. Homem E permanece estático.

O homem D que está agachado passa os objetos presentes no chão para os homens A, B e C. Logo em seguida posiciona o seu punho no ombro como um fuzil. Levanta-se e começa a marchar na vertical, olhando fixamente para o público. Passa a sensação de estar celebrando alguma conquista. Os homens A, B e C caminham em direção ao homem D. Posicionam-se ao seu lado com os objetos recebidos em mãos, os colocam ao mesmo tempo no ombro. Acompanham o homem D na sua marcha. Tempo indeterminado. Depositam os objetos no chão próximo ao carrinho de mão.
Os homens A, B, C e D juntos iniciam uma dança coreográfica. Baseada nas manifestações de direita, no estado de Recife do ano de 2018. Ao som de Hino da Waffen SS.

Finalizam com muita raiva.


Hino da Waffen SS


Coreografia

CENA 4

Carrinho de mão no meio do palco, luz em foco nele com maior abertura, resto do palco permanece escuro. No chão próximo ao carrinho de mão se encontram objetos que representam as agressões sofridas por Dandara (perna de manequim, tora de madeira e arma). Os homens A, B, C e D estão na posição de final da coreografia. Homem E permanece estático.

Os homens A, B e C correm em direção ao carrinho e o espancam. Homens A e B com os objetos presentes no chão (perna de manequim e tora de madeira) e o homem C com o próprio punho. Homem D gesticula raivosamente xingamentos que não são pronunciados em direção ao carrinho de mão.

Flashes de luz e música bem alta de toque de tambor, durante 2 minutos tomam a cena, que caminha para uma pausa drástica.

CENA 5

Carrinho de mão no meio do palco e arma no chão. Homens A, B, C e D estão estáticos na ação da cena 4 iluminados por uma luz baixa avermelhada. Homem E é iluminado por um foco de luz.
Homem E continua com o celular projetado em direção à cena estática. Dando a entender que está gravando.
Homem E: Looping da fala - A gente já fez o nosso papel, estávamos gravando e chamamos a polícia.

CENA 6

Carrinho de mão no meio do palco e arma no chão. Luz baixa avermelhada ilumina todo o palco. Homens A, B, C e D voltam ao foco. Homem E está perceptível visualmente ao público, volta ao estado estático.

Os homens A e B jogam os objetos (perna de manequim e tora de madeira) no carrinho de mão. Homem C ofegante pega o carrinho. Homem D pega a arma que está no chão. O Homem C saí correndo em disparada pelo palco levando o carrinho de mão. Som de chamadas para a central de polícia que “caem”. Homens A, B e D acompanham o percurso do homem C.

Blackout.

CENA 7

Durante o blackout, ao som de súplicas, são adicionados ao centro do palco materiais de construção. Luz volta com foco no centro. Homens A, B, C e D estão em volta desses materiais. Homem E está apagado de cena pela falta de iluminação.

O homem C despeja os objetos (perna de manequim, tora de madeira, calcinha, bolsa, vestido e sutiã) presentes no carrinho nesse aglomerado de materiais de construção. Homens A e B observam satisfeitos. Homem D mira a arma para os objetos.

Ao som de um único tiro as luzes apagam.

CENA 8

Foco de luz ilumina o homem E, o resto do palco está escuro.

Homem E rapidamente vira o rosto contrário à direção da cena anterior.
Homem E: Olhando para o público e com as mãos tapando a direção da cena anterior - Isso a gente já não viu.

Luzes se apagam, homem E saí de cena.

CENA 9

Foco de luz ilumina os homens A, B, C e D que estão em volta dos materiais de construção e dos objetos (perna de manequim, tora de madeira, calcinha, bolsa, vestido e sutiã) em posição de saudação nazista.

Homens A, B, C e D: Looping que vai diminuindo a potência da voz junto com a iluminação - Mito.

FIM





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Autoavaliação - Alzira Bosaipo

AUTOAVALIAÇÃO Nome: Alzira Bosaipo Matrícula: 180047558 1- Discorra sobre o que você aprendeu neste semestre. Tivemos uma meto...