UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
INSTITUTO DE ARTES
DEPARTAMENTO DE ARTES CÊNICAS
Disciplina: Teoria e processos criativos para a cena
Terças e quintas, 20:50-22:30
Prof. Marcus Mota
marcusmotaunb@gmail.com
Ementa:
Técnica e Estética: Estudo e análise de processos criativos
e propostas estéticas de diretores teatrais modernos e contemporâneos.
Apresentação
A partir da ementa, o recorte do curso será a orientação de
atividades de pesquisa que integrem:
a-compreensão e aplicação das formas de pesquisa bibliográfica;
b- iniciação à formação de conceitos em Artes Cênicas
c- identificação de questões e tipos de abordagens a partir
de propostas de pesquisa.
Programa
1- Discussão inicial sobre os pontos de partida do curso:
conceitos, atividades, avaliação, bibliografia.
2- Estratégias de pesquisa bibliográfica a partir dos temas
previstos na ementa do curso
3- Organização do trabalho intelectual individual e em grupo
4- Abordagens plurais de pesquisa em Artes Cênicas em razão
dos temas levantados em sala de aula a partir da ementa do curso
5- Seminários de grupos de pesquisa
6- Avaliação final da disciplina
Avaliação
Participação ativa no trabalho de grupo: 40 pontos
Participação ativa em sala de aula: 30 pontos
Participação ativa no seminário e texto final 30 pontos
A atividade do grupo de pesquisa é composta por:
1- abertura e manutenção de um blog de acompanhamento de
pesquisa;
2- reuniões periódicas entre os integrantes do grupo para
realização das atividades de pesquisa;
3- preparação para os seminários da disciplina, como foco nas
apresentações e elaboração de um texto final sobre a pesquisa realizada.
Cada grupo será autogerido, com partilha de funções e
tarefas. Teremos dois seminários de pesquisa durante o semestre. O primeiro será a partir de um dos temas da
ementa, e terá um caráter mais informativo. O segundo será um
aprofundamento ou desdobramento de temas
apresentados durante o primeiro seminário.
Desvios éticos não serão tolerados[1].
Referências Iniciais:
CARLSON, M. Performance:
Uma Introdução Crítica. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.
FARIA, J. (Org.) História
do Teatro Brasileiro. Vols 1 e 2 – Do Modernismo às Tendências contemporâneas.
São Paulo: Perspectiva / Edições SESC, 2013.
FERNANDES, S. Teatralidades
Contemporâneas. São Paulo: Perspectiva, 2010.
ISIDORO FILHO, C. Demorô!:
investigações sobre a teatralidade no hip hop. Dissertação de Mestrado em
Artes,Universidade de Brasília, Brasília, 2011. Link: http://repositorio.unb.br/handle/10482/8980 .
MOTA, M. Dramaturgias.
Conceitos, Análises, Exercícios. Brasília: Editora Universidade de
Brasília, 2018.
ROUBINE, J.-J. A linguagem da encenação teatral: 1880-1980. Rio de Janeiro: ZAHAR, 1982.
[1] Resolução do Conselho Universitário 001/2012.
Link: http://www.noticias.unb.br/images/Noticias/2017/03-Mar/Resoluo-Consuni-1-de-2012---convivncia.pdf
. V. ainda Guia Calouro. Link: http://boasvindas.unb.br/images/Noticias/2018/Documentos/guia_calouro_1_2018.pdf
.
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