quarta-feira, 8 de agosto de 2018

Programa


UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
INSTITUTO DE ARTES
DEPARTAMENTO DE ARTES CÊNICAS

Disciplina: Teoria e processos criativos para a cena
Terças e quintas, 20:50-22:30

Prof. Marcus Mota
marcusmotaunb@gmail.com

Ementa:
Técnica e Estética: Estudo e análise de processos criativos e propostas estéticas de diretores teatrais modernos e contemporâneos.

Apresentação
A partir da ementa, o recorte do curso será a orientação de atividades de pesquisa que integrem:
a-compreensão e aplicação das formas de pesquisa bibliográfica;
b- iniciação à formação de conceitos em Artes Cênicas
c- identificação de questões e tipos de abordagens a partir de propostas de pesquisa.

Programa
1- Discussão inicial sobre os pontos de partida do curso: conceitos, atividades, avaliação, bibliografia.
2- Estratégias de pesquisa bibliográfica a partir dos temas previstos na ementa do curso
3- Organização do trabalho intelectual individual e em grupo
4- Abordagens plurais de pesquisa em Artes Cênicas em razão dos temas levantados em sala de aula a partir da ementa do curso
5- Seminários de grupos de pesquisa
6- Avaliação final da disciplina

Avaliação
Participação ativa no trabalho de grupo: 40 pontos
Participação ativa em sala de aula: 30 pontos
Participação ativa no seminário e texto final 30 pontos

A atividade do grupo de pesquisa é composta por:
1- abertura e manutenção de um blog de acompanhamento de pesquisa;
2- reuniões periódicas entre os integrantes do grupo para realização das atividades de pesquisa;
3- preparação para os seminários da disciplina, como foco nas apresentações e elaboração de um texto final sobre a pesquisa realizada.
Cada grupo será autogerido, com partilha de funções e tarefas. Teremos dois seminários de pesquisa durante o semestre.  O primeiro será a partir de um dos temas da ementa, e terá um caráter mais informativo. O segundo será um aprofundamento  ou desdobramento de temas apresentados durante o primeiro seminário.

Desvios éticos não serão tolerados[1].

Referências Iniciais:

CARLSON, M. Performance: Uma Introdução Crítica. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.

FARIA, J. (Org.) História do Teatro Brasileiro. Vols 1 e 2 – Do Modernismo às Tendências contemporâneas. São Paulo: Perspectiva / Edições SESC, 2013. 
FERNANDES, S. Teatralidades Contemporâneas. São Paulo: Perspectiva, 2010. 
ISIDORO FILHO, C. Demorô!: investigações sobre a teatralidade no hip hop. Dissertação de Mestrado em Artes,Universidade de Brasília, Brasília, 2011. Link: http://repositorio.unb.br/handle/10482/8980  .
MOTA, M. Dramaturgias. Conceitos, Análises, Exercícios. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2018.
ROUBINE, J.-J. A linguagem da encenação teatral: 1880-1980. Rio de Janeiro: ZAHAR, 1982.






[1] Resolução do Conselho Universitário 001/2012. Link:  http://www.noticias.unb.br/images/Noticias/2017/03-Mar/Resoluo-Consuni-1-de-2012---convivncia.pdf  . V. ainda Guia Calouro. Link: http://boasvindas.unb.br/images/Noticias/2018/Documentos/guia_calouro_1_2018.pdf . 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Autoavaliação - Alzira Bosaipo

AUTOAVALIAÇÃO Nome: Alzira Bosaipo Matrícula: 180047558 1- Discorra sobre o que você aprendeu neste semestre. Tivemos uma meto...