Alana Beltrão Costa
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1- Discorra sobre o que você
aprendeu neste semestre. Tivemos uma metodologia de processo criativo,
diversas ferramentas intelectuais, e foi realizada a construção de um roteiro
dentro de um trabalho de grupo.
No inicio do semestre
fizemos uma postagem respondendo perguntas, umas delas fazia referência a nossa
expectativa diante desta matéria, confesso que consegui suprir essa expectativa.
O blog me proporcionou diversos tipos de conhecimento e sancionou muitas
dúvidas que eu tinha, como: softwares que facilitam a escrita de futuras
dramaturgias que pretendo escrever, dramaturgias de autorxs que eu não
conhecia, sites que me concedem livros e artigos de forma gratuita e me
proporcionou a oportunidade de rever assuntos e exemplos quando sentia
dificuldade.
O processo criativo
proposto pelo professor é muito eficiente, apesar de eu ter discorrido sobre
minhas dificuldades na escrita do roteiro, sei que sem esse processo ele não
teria saído nem mesmo do campo da idealização. Hoje consigo perceber a
importância de cada etapa e como uma narrativa se transforma em um roteiro. Além da utilização deste método em sala, o
utilizei na construção do roteiro de um curta do meu curso, o qual foi muito
bem recebido pelas professoras que ministram as aulas.
Por ter utilizado este
método em dois trabalhos diferentes (faculdade e curso), notei que após aprender
o método durante o semestre consigo simplifica-lo para ocupar menos tempo, no desenvolvimento
do roteiro do curso gastei apenas um mês para ter o roteiro final. O que me
leva a pensar que com muita prática esse tempo pode ficar ainda menor.
Acredito que o maior
avanço que eu tive e conhecimento, foi entender que a formulação de um roteiro
vai muito além que uma ideia que surge do nada e que eu posso sim levar isto
como uma profissão.
2- Durante as diversas atividades da disciplina,
no que você teve as maiores dificuldades. Discorra sobre isso.
O roteiro foi uma grande
dificuldade para mim, pois apesar da utilização das outras etapas do processo
criativo, senti uma dificuldade tremenda em colocar as ideias no papel. Exatamente
por este motivo escolhi este tema para o seminário, onde pude refletir sobre os
fatores que me levaram a esta dificuldade e como eu a solucionei. Outra grande dificuldade
foi conseguir trabalhar com poucos membros do grupo que estavam dispostos a produzir
e acabar ficando sobrecarregada.
3- Como foi o trabalho com os colegas do
grupo? Escreva sobre como sua participação no trabalho em grupo.
O trabalho em grupo não foi fácil, tivemos entre
nós falta de comunicação e mão de obra. Acredito que apesar das nossas falhas
consegui produzir bem, porém não em grupo, pois todo o nosso material tem a
minha participação quase integral ou totalmente, no sentido de produzir
sozinha.
4- O que eu poderia ter feito de diferente nessa matéria?
Não me atentei que poderia utilizar mais "ferramentas" do que
as propostas de base do professor. Durante o seminário do grupo Transpasse
notei que eles fizeram pesquisas imagéticas, o que teria facilitado minha busca
por objetos de cena, e talvez até ampliado de forma significativa e positiva
alguma cena. O roteiro diagramático postado anterior às narrações e a postagem
errada da narração foram erros cometidos pela minha pessoa, as aulas que foram
explicadas como seria o prosseguimento destes materiais foram aulas
que eu não estava presente, pois estava fazendo um curso as quintas a noite. No
momento que meu grupo não sabia como me explicar e como produzir os materiais, eu
não deveria ter tentado produzir sem base, mas sim recorrido ao professor para
tirar minhas dúvidas.
5- {Espaço para você escrever
o que você quiser, a partir de sua experiência nessa disciplina}.
O processo de escolha dos grupos por
membros que tenham habilidades distintas é interessante, porém sugiro que a
escolha seja dos próprios alunos, para evitar conflitos entre pessoas que não
queiram trabalhar juntas.
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