Gabriel Barbosa Cabral
180038567
Questões
1-Quais são suas expectativas em relação a esta disciplina? O que você espera aprender?
Resposta: Em relação as minhas expectativas, pode-se dizer que são positivas e elevadas. Desde o primeiro momento, me agradou muito a Ementa e a proposta de desenvolvimento apresentada para o decorrer do semestre. Tenho o interesse de compreender os caminhos para processos criativos, podendo assim não somente participar de processos mas também gerar análises de processos de criação de grupos.
2- Comente sobre livros e artigos que você leu a partir de sua entrada na Universidade. O que Lhe chamou mais atenção, o que lhe despertou a curiosidade
Resposta : Citarei alguns livros na qual me agradou muito até agora em minha jornada acadêmica.
ARAÚJO, Teodora Alves. Dança e pluralidade cultural.Natal:UFR,2011
BRUHNS,Heloisa Turni (Org.). Conversando sobre o Corpo. Capinas: Papirus. 1985
BOAL, Augusto. Jogos para atores e não-atores. 13. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira
LARROSA, J. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Universidade de Barcelona . 2011.
OIDA, Yoshi. O ator invisível. São Paulo : Via Lettera, 2007.
SPOLIN,Viola.Improvisação para o teatro. São Paulo, SP: Perspectiva,1982.
.
3- Comente sobre processos criativos que você participou desde sua entrada na Universidade. Como foi sua participação? O que você pode extrair dessas experiências? Havia um conceito? Uma proposta?
Resposta: Durante minha entrada na Universidade até agora, participei de 2 processos criativos: Nas disciplinas de Movimento 1 com o Professor Jonas Sales e Interpretação Teatral 1 com a Professora Juliana Liconti. Em Movimento 1, apresentamos o espetáculo Matrizes, onde mesclamos as matrizes de movimentos de danças Afro indígenas com obras de arte.iniciamos o nosso processo de criação a partir da observação de Obras de artistas plásticos de várias épocas e diferentes estilos. Após a análise das obras, cada integrante do grupo escolhia uma obra que mais lhe chamou atenção, que mais lhe agradou, desta forma tentava reproduzir em seu corpo através de movimentos oque estava representado na Obra de Arte escolhida. Fui integrante do corpo de balé do espetáculo. Na Disciplina de Interpretação Teatral 1, apresentamos um trabalho nomeado de " Execícios de Interpretação Teatral 1 ', para a realização deste trabalho, iniciamos uma investigação pautada nos movimentos cotidianos e na desconstrução dos mesos, construindo assim uma partitura corporal , uma sequência de movimentos. Após a montagem desta partitura, inserimos texto os nossos movimentos, e a partir de uma observação coletiva de cada cena foram surgindo personagens e intenções para cara texto apresentado.
Em ambas experiências tive a oportunidade de observar os diversos caminhos alternativos existentes na criação e montagem de trabalhos artísticos, oque me levou a refletir nas inúmeras possibilidades de formas de processos criativos.
4- O que você entende por processo criativo? Discuta o conceito a partir de suas leituras e vivências.
Resposta : Compreendo como Processo criativo, o percurso traçado para gerar,criar dar vida a um trabalho artístico. Desta forma, podendo ser viabilizado de diversas formas e por diversos caminhos.
5- Quais são suas habilidades relacionadas com artes ? ( atuação, canto, instrumento musical, produção, iluminação, dança, fotografia, filmagem, etc?
Resposta: Tenho habilidades nas áreas de atuação,canto,instrumento de percussão ( Cajon ) , já participei na produção e como assistente de produção de alguns espetáculos e eventos relacionados a cultura aqui em Brasília. Tenho Habilidade com Danças, porém danço de forma amadora. Já participei de projetos relacionados com Fotografia e Filmagem.
6- Quais suas habilidades em outros campos do conhecimento ( computação, internet, etc)
Resposta: Na computação, tenho conhecimento básico na área. Consigo me desenvolver muito bem com tecnologias.